Coordenador : Márcia de Souza Xavier
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390225.2199.84774.24022023
Departamento/Setor: HUVET
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade de Niterói, comunidades virtuais sem limites de número de participantes e adjacências ao Hospital Universitário Veterinário Professor Firmino Mársico Filho (HUVET - UFF), Pessoas da sociedade em geral que tragam seus animais (domésticos, silvestres e selvagens), de companhia ou de produção, ao HUVET - UFF; Tutores, proprietários, cuidadores e criadores de animais de companhia ou de produção que sejam atendidos em associação com faculdades de Veterinária em geral. Alunos do curso de graduação e pós graduação em Medicina Veterinária da UFF e de outras instituições públicas que estejam com matrícula ativa. Residentes dos cursos de Residências em Medicina Veterinária. Técnicos de laboratório com formação técnica para execução de diferentes exames de Diagnostico Clínico. Professores de Patologia Clínica Veterinária.
Local de atuação: Realizado de maneira presencial no âmbito do HUVET e no município de Niterói/RJ, como também em todas localidades em que pudermos nos deslocar com auxilio da UFF, como também continuaremos de forma remota, nas redes sociais do Laboratório Aberto que tem alcançado a todos os locais no Brasil.
Objetivo
Objetivos Gerais: divulgar informações para a comunidade circulante no HUVET/UFF (e a sociedade em geral) sobre: - exercício da extensão na profissão de médico veterinário - as principais doenças transmitidas por vetores aos animais e ao homem; - a identificação dos principais vetores; - os ciclos de transmissão dessas doenças dos vetores para animais e humanos; - formas de controle e prevenção dos vetores; - a importância de fazer o diagnóstico das doenças transmitidas por vetores - a importância de fazer a pesquisa diagnóstica dessas doenças no maior número possível de pacientes animais; - como e onde o diagnóstico das doenças transmitidas por vetores pode ser realizado; - as frequências dessas doenças atualmente e historicamente em nossa região. Objetivos Específicos: - atingir a sociedade em geral com ações presenciais no HUVET/UFF, externas a UFF e via internet (redes sociais e outros) com essas informações; - desenvolver material informativo como folders, banners, vídeos e jogos lúdicos com as informações a serem divulgadas; - desenvolver material informativo em diferentes níveis cognitivos a fim de atingir diferentes faixas etárias da população; - fazer levantamento da frequência de doenças transmitidas por vetores; - produzir trabalhos científicos para comunidade acadêmica com informações relevantes nos campos de saúde pública, saúde animal, parasitologia e educação; - aprimorar o desenvolvimento de movimentos extensionistas em alunos de graduação e pós graduação em veterinária. - ensinar aos alunos, de graduação e pós graduação e praticar com eles, técnicas de divulgação de informações científicas à sociedade em geral.
Resumo
Campanha de Conscientização sobre Doenças Transmitidas por vetores é parte integrante do programa de extensão Laboratório aberto e está articulado com outros projetos de extensão em fluxo contínuo como Apoio Diagnóstico em Patologia Clinica Veterinária no HUVET/UFF, no Programa HUVET/UFF. Vetores são seres vivos que podem transmitir agentes causadores de doenças para os animais e o homem. Dentre os mais conhecidos estão os artrópodes, como pulgas, mosquitos, flebotomíneos e carrapatos. O objetivo é informar a sociedade e no HUVET/UFF, visando a saúde única, sobre as principais doenças diagnosticadas nos seus animais, transmitidas por vetores, principalmente as zoonoses, com orientações técnicas das principais formas de prevenção e controle, sintomatologia e o melhor diagnóstico. Assim, são usadas metodologias lúdicas e pedagógicas, com realização de jogos e palestras, desenvolvimento de material didático, confeccionados banners e folders explicativos que são distribuídos presencialmente e também mostrados em redes sociais e outras vias midiáticas de fácil acesso para sociedade em geral. Questionários avaliam conhecimentos prévios, conhecimentos adquiridos com as ações e a opinião do público. As informações foram usadas para conscientizar e agregar a população. Alunos de graduação e pós graduação em veterinária, juntamente com professores e técnicos, participam em diferentes níveis do projeto, permitindo integração com programas de ensino e saúde. Desenvolvendo nos veterinários, em formação ou aperfeiçoamento, visão holística da integração da saúde animal com a humana. O projeto coleta dados para publicações científicas e aperfeiçoamento do mesmo.